domingo, 8 de novembro de 2009

Pequenos gestos relevantes.

Gosto de conceitos antagônicos, como "grande" e "pequeno", "barato" e "caro", etc. É tudo uma questão de interpretação, pois, como certa vez ouvi de um cara na faculdade, "o que é caro pra ti pode ser barato pra mim"... com o pequeno detalhe de que estávamos discutindo o preço da mensalidade do curso de MEDICINA DA ULBRA (!!!!)
Pois bem, aproveitando esse gancho é que quero falar de uma iniciativa muito legal que está ocorrendo aqui em Canoas, chamada Apadrinhamento Afetivo. Trata-se de uma iniciativa do Município, em parceria com o MP, Judiciário, Conselho Tutelar e os abrigos de Canoas, que consiste em a pessoa se tornar "dindo" e "dinda" de uma criança abrigada.
NÃO!!! Não se trata de dar dinheiro pra ajudar aquela criança, mas de dar carinho, atenção, um suporte emocional para uma criança que, em razão dessas vicissitudes da vida, foi afastada do convívio familiar (pai e mãe), tendo pouquíssimas ou nenhuma chance de adoção.
NÃO! Também não se trata de adotar uma criança, mas de, literalmente, ganhar um afilhado, daqueles que a gente visita, leva pra passar o findi em casa com a gente, vai pra praia, pro zoológico, etc...
Pois bem. Juntamente com a Bina, minha patroa, nos inscrevemos para participar do programa. Participamos de uma série de palestras e oficinas visando ao amadurecimento à idéia e, após aproximadamente 02 meses, tivemos nosso primeiro contato com o nosso afilhado, em uma festa linda organizada pelo Município de Canoas, a qual teve, além da presença das responsáveis pelo gerenciamento do programa e dos abrigos das crianças, bem como de animadores, a participação de 16 (dezesseis) candidatos a padrinho (muitos casais, como no meu caso), e de 16 candidatos a afilhado, sendo que eram as crianças que nos escolhiam!
O resultado disso? Agora temos um afilhado de 10 anos que tem uma carga de vida naturalmente diferenciada, e que, mesmo assim, tem todo direito a receber carinho e atenção de pessoas que estejam dispostas. Em contrapartida, ficamos com o sentimento de estar fazendo o bem ao próximo, com a certeza de que, mesmo sendo um pequeno gesto de nossa parte, com certeza terá um enorme significado na vida dessa criança.
Ficou interessado? Procura pelo programa de Apadrinhamento Afetivo nas cidades de Canoas e Porto Alegre e distribui um pouco de alegria e emoção a quem precisa de apenas isso. Faz bem, eu garanto!
Me achou um maluco? Paciência! Se nem Cristo, Sílvio Santos e Roberto Carlos agradaram a todos, não serei eu a ter essa pretensão!
Um abração.

3 comentários:

  1. Parabéns Paragua! Belíssima atitude!
    Esse é o tipo de situação em que todos ganham. Ganha a criança, que terá oportunidades de convivência que até agora foram raras na vida dela, e ganham vocês, pois não tem coisa mais legal que poder participar da vida de uma criança.
    Parabéns mais uma vez! São coisas como essas que fazem a gente ter certeza de que um mundo melhor é possível.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Só poderia vir de vcs mesmo. Atitudes assim que nos faz repensar nos valores da vida e agir de forma mais sensata. Uma boa idéia a ser seguida na qual com certeza irei imita-la ( o que é bom deve ser imitado)

    abraço,

    Eu

    ResponderExcluir
  3. Recomendo a todos. Todo gesto bonito não precisa obrigatoriamente ser seguido, mas dar motivação para que qualquer outro gesto bonito seja praticado!
    P.S Assinar o nome tb é um gesto bonito! hahahahha

    ResponderExcluir